Leia Goiânia!

O projeto Leia Goiânia! foi proposto em atenção ao ano do aniversário de 90 anos de Goiânia, completados em 2023. Seu título pode ser compreendido tanto como um chamamento para que toda a cidade exerça o ato de ler (Leia, Goiânia!) quanto como um provocação para que o interlocutor pratique a leitura do espaço urbano onde vive. Com a mesma finalidade de fomentar práticas de leitura, o projeto objetiva socializar a arte literária com estudantes da rede pública de ensino por meio da distribuição de um livreto publicado pela Editora IFG com o poema de "Era uma vez", que faz parte do livro Vibrações, reeditado pela Editora IFG entre as dez obras da Coleção Artífices (disponível em: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/view/63/39/246). Nesse poema, publicado originalmente em 1949, seu autor, José Lopes Rodrigues, faz uma narrativa elogiosa à então nova capital de Goiás por meio do diálogo em verso entre uma avó e seu neto. A adaptação dessa composição poética para um livreto em formato A5 conta com ilustração de Wes Gama, colaborador externo do projeto cuja arte se notabilizou com os murais em fachadas de prédios do centro goianiense, como "Um fragmento do futuro", em uma das laterais do Edifício Alencastro Veiga, na rua 3, que forma com outras obras uma imensa galeria urbana. Ler o livro é também ler a cidade. Para garantir a acessibilidade, foi produzido, com o apoio da Diretoria de Educação a Distância do IFG, vídeo com a locução do poema e a sua interpretação em Libras, disponibilizado por meio de QR Code no material impresso. 

Aproveitando a data simbólica de comemoração das nove décadas da cidade, essa ação não só amplia o público-alvo a ser alcançado pelas estratégias de práticas leitoras como também expande os espaços de formação para fora dos muros institucionais, consolidando-se como instância de formação pela arte literária. Ao fazê-lo, democratiza o conhecimento e promove a experiência estética, denotando o valor que atribui à parcela da população que, em grande parte, se encontra impedida de frequentar os espaços formais de escolarização. A arte literária, ao colocar o sujeito em contato com a alteridade e com sua própria subjetividade, suscita a autorreflexão, ao mesmo tempo que oferece meios de sensibilização do indivíduo à relação com o outro e de formação para a emancipação intelectual. Para tanto, a ação compreende a produção e a distribuição de 1.000 exemplares destinados a estudantes de colégios públicos da capital e dos municípios de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. 

Como editora pública, a Editora IFG constitui patrimônio da cidade de Goiânia, com protagonismo comprovado no âmbito da produção editorial, dando continuidade ao serviço prestado pela instituição nas primeiras décadas da cidade, quando foram produzidas obras de grandes escritores e escritoras goianos nas oficinas do curso de Artes Gráficas. O Programa Ler+ confirma esse protagonismo em uma nova configuração institucional e social. As ações principais do Programa começaram em 2023 e se concluem até o fim do primeiro semestre de 2025.